Comportas da Represa Jaguari/Jacareí são abertas depois de 10 anos

As comportas da Represa Jaguari/Jacareí estiveram fechadas por aproximadamente 10 anos e agora estão abertas desde o último dia 20. Naquele dia a vazão era de 30 metros cúbicos por segundo. Desde então, segundo consta num quadro improvisado pela Defesa Civil, o volume de água liberado é crescente. No dia 24 a vazão passou para 3 metros cúbicos, no dia 2 para 40 e por volta das 17h30 de segunda-feira, 28, para 60 metros cúbicos.

No total 10 cidades estão em alerta: Vargem, Bragança Paulista, Jaguariúna, Cosmópolis, Pedreira, Limeira, Americana, Piracicaba, Atibaia e Morungaba.

De acordo com o sistema de monitoramento online, a Represa Jaguari/Jacareí chegou a 98,85% da capacidade nesta segunda-feira, 4 de janeiro, as três comportas lançavam 70,10 metros cúbicos de água por segundo no Rio Jaguari.

A situação começa a prejudicar os agricultores cujas propriedades estão localizadas às margens da Represa. Nos últimos 15 dias o nível de água do rio tem subido gradativamente e invadido as propriedades. Os canteiros de hortaliças são os mais atingidos.

De acordo com informações do jornal Cidade de Bragança, desde que os dados climáticos começaram a ser coletadas na estação meteorológica no Bairro da Água Comprida, pertencente ao Instituto Agronômico de Campinas - (IAC) em março de 2000, o ano de 2009 foi o mais úmido.

Até o último dia 21, a onze dias do seu final, os dados já apontavam para o maior
acúmulo de chuvas dos últimos 10 anos. Ao total foram 1611 mm, contra 1606 mm
em 2008 que contrastam fortemente com os valores obtidos em 2002 e 2003, quando
a precipitação no município praticamente não passou de 1200 mm.

Se a situação das chuvas não melhorar nos próximos dias, as famílias que habitam aquela região estarão em perigo e terão suas terras ainda mais prejudicadas. Quem vai ressarci-las? A SABESP? A prefeitura? O Governo Estadual?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Comportas da Represa Jaguari/Jacareí são abertas depois de 10 anos"

Postar um comentário